quinta-feira, 17 de junho de 2010

A CIÊNCIA DO SER E AUTO-REALIZAÇÃO

No nosso mundo atual, as pessoas estão perdidas num labirinto de desejos e numa busca incessante por tudo que lhes deleitem os sentidos. Porém, ao invés de satisfação, encontram frustração. São abaladas por apegos, medos, dúvidas, dor e tristeza devido a desapontamentos e perdas. Sentem muitas vezes que suas vidas estão vazias e insípidas.
Como não podemos ver claramente o reflexo da luz num espelho embaçado ou num lago turbulento, também não podemos encontrar a paz e a bem-aventurança do Ser interior nas impurezas e agitações da mente inferior. O processo de auto-realização é um processo de elevar a mente passo a passo, através de todos os níveis e purificá-los um a um.
O Caminho dos oito passos do Yoga nos orienta e nos direciona para a meta:
Primeiro, através de uma alimentação apropriada e de asanas (exercícios adequados), o corpo físico deve formar uma base para uma mente equilibrada e se purificar para se preenchido com o fluxo divino. Transcendendo os barulhos e as perturbações do mundo externo, a mente deve imergir no som do mantra e no pensamento do Infinito. Na medida em que a respiração e as ondas mentais se acalmam, a mente se concentra no Supremo e, em meditação profunda pode sentir a alegria de um pássaro que de repente é libertado de uma gaiol
Essa Ciência do Yoga, a Raja Yoga, foi definida pelo sábio Patanjali, no séc. II, em seus Yoga Sutras como “Caminho dos Oito passos”:
YAMA - Princípios de Harmonia com os outros –(Mente consciente)IYAMA - Princípios de Harmonia com o próprio ser (Mente consciente)ASANAS - Exercícios físicos para purificar o corpo físicoPRANAYAMA - Controle da respiração – (Mente subconsciente)PRATYAHARA - Retraimento dos sentidos (Mente supramental)DHARANA - Concentração (Mente subliminar)DHYANA - Meditação profunda – (Mente Causal Sutil)SAMADHI - União Suprema – (O Ser interior)
Para atingir esses estágios de paz, êxtase, bem-aventurança é necessário a prática regular do yoga com perseverança, determinação, entusiasmo, constância e uma aspiração ardente pela meta.
O Yoga lhe mostra o caminho e depende de você vivenciá-lo e sentir por você mesmo as conquistas do yoga: concentração, equilíbrio, força, contentamento interior e paz mental.
Escrito por: Prof. Emilce Shrividya Starling

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro

SINOPSE Tudo se passa há muitos, muitos anos, num local de fronteiras bem diferentes das actuais e marcado por grandes exten...